Gorgo, rainha de Esparta

Gorgo foi uma rainha de Esparta. Filha de Kleomenes e esposa de Leónidas, que morreu na batalha das Termópilas. Ela é mais conhecida mulher de Esparta uma vez que é numerosas vezes citada por Heródoto. O seu papel em Histórias é único, sendo vista  num papel activo na arena política espartana. Enquanto criança (oito ou nove anos), ela recomendou a seu pai não confiar em Aristágoras: “Pai, é melhor você partir, ou o estrangeiro irá corrompê-lo” (Heródoto).  Kleomenes segue o seu conselho. Ela surge uma outra vez por Heródoto quando uma mensagem de Demaratos chega a Esparta: “Quando a mensagem chegou ao seu destino, ninguém podia advinhar o segredo até que, percebi eu, a filha de Cleomenes’, Gorgo, que era a esposa de Leónidas, adivinhou e disse aos outros que se raspassem a cera encontrariam algo escrito na madeira. Feito isso, a mensagem foi revelada e lida, e transmitida mais tarde aos outros gregos.”  

Plutarco incluiu-a também na sua seção de provérbios de mulheres espartanas. Aqui ficam alguns: “Quando questionado por uma mulher da Ática porque eram as mulheres espartanas as únicas que podiam governar os homens, respondeu: porque nós somos também as únicas que fazemos nascer homens.” “Na partida do seu marido Leónidas para as Termópilas, enquanto o incitava a se mostrar digno de Esparta, perguntou o que devia fazer. Leónidas respondeu: casa com um homem bom e traz ao mundo crianças sãs.”

9 responses to “Gorgo, rainha de Esparta

  1. Oi! Gostei muito desta pesquisa sobre Esparta estava precisando e tenho que agradecer por vocês terem criado esse site com informações especiais sobre Leônidas, o rei Espartano, Gorgó…
    Afinal, gostei muito de ter entrado neste lugar tão LEGAL!!!!!
    Espero poder vir aqui mais vezes para pesquisar.
    Beijos em todos vocês!
    Jadde Marcelly Ladeia

  2. Vc podem me dizer onde eu encontro mais dessas imagens. Elas ~sao excelentes….

  3. Caro amigo é só você pesquisar pelos motores de busca da internet colocando palavras como Esparta, espartanos, Sparta, spartans, etc.

  4. Gostei bastante do conteúdo do site. Muito bem explicado e de fácil entendimento.

    Entrei porque gostaria de saber o nome da mulher de Leónidas, pois queria homenageá-la colocando o nome dela na minha filha(quando eu tiver uma e se for menina, mas achei um pouco estranho…hiuehiuehieuhieuhieh…)

    =)

    Beijos para todos…=*

  5. gostei do blog.. muito interessante e bem didático, Parabéns!

  6. lindoooooooo…. tudooo lindooooo…. viajei no tempo…. Ao ler os textos me senti em esparta… magnífico!!!!!!!!

  7. Preciso de mais material sobre s mulheres espartanas, se puder me ajudar. Bjos, obrigada.

  8. mara……adorei esta td delicioso chega senti o gosto da grecia(se senter uma anteniese)que maravilha esse site é o melhor que eu ja acesei por mais que seja a primeira vez que eu entro na internet esse é o melhor,é o magnifico

  9. eu nao setia nada sem esse saite se nao eu me fudia na prova

Deixar uma resposta

