A mulher espartana

300gorgoAs mulheres espartanas eram mais dominantes na sociedade do que as suas semelhantes em Atenas.

1. As raparigas espartanas recebiam boa educação em arte e atletismo.
2. As mulheres espartanas eram encorajadas a desenvolver o seu intelecto.
3. As mulheres espartanas eram donas e mais de um terço da terra.
4. Havia menos diferença de idade entre maridos e esposas, e as raparigas espartanas casavam-se com uma idade mais avançada do que as atenienses.
5. Os maridos passavam parte do tempo com outros homens em alojamentos militares e, uma vez que os homens raramente estavam em casa, as mulheres eram livres para se encarregar de quase tudo o que existia fora do exército.
6. As mães criavam os filhos até à idade de 7 anos, momento em que a sociedade se encarregava deles. Os pais desempenhavam pouco ou nenhum papel na criação dos filhos.”

(Fonte: Mulheres no Mundo Antigo – Esparta

61 responses to “A mulher espartana

  1. Sim, e você copiou minha tradução sem citar a fonte. http://amarice.wordpress.com/2009/02/09/espartanas/

    • isso é uma calunian contra a mulher espartana vc sabia que várias pessoas assessam esse sit?
      parece que nao pois vc está chingando elas e isso ta errado se for fazer um site vê se tem mas cultura”

      • Esse site é de Portugal, lá “rapariga” quer dizer “moça”, “jovem”… O sentido perjorativo é só no Brasil… :-/

  2. Sim e depois? Mesquinhice. Fique com os louros se isso a deixa mais feliz. Essa egomania, a busca de reconhecimento, parece-me tudo mesnos digno de uma espartana.

  3. TOOOMA NA CAAARA QUEM NAO DEIXOU COPIAAAR

  4. sammy dalla'gnol machado

    isso é uma porcaria

    não gosteii de nada disso vocês não sabem de nada são uns burro ….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    by:sammy machado

  5. e otimo esse sit, pois asim sprendemos mais bj, me add quem pegar meu orkut bj aninha…

  6. Sammy, aguardamos ansiosamente pelos teus doutos ensinamentos. Mal posso esperar pelo que daí virá…

  7. que ridiculo. voucopiar tb e ai? ahhaahha

    aparecerá em tonsdepessego.blogspot.com
    bjos

  8. Achei muito legal ja que vcs me ajudaram indo direto ao assuto de minha pesquiza, e achei o trabalho bem elaborado (ou não ”-.-) :) valeu!

  9. Muuuuuuuuuuuuuito boooooooooooom!
    Parabéns’

  10. eu amei de verdader isso e muito shows
    eu ameiiiiiii!!!!♥
    de verdade

  11. isso e uma bosta!!!!
    odeio historia estudo pq preciso!!!!!!

  12. eu amei muito

  13. gostei muito desse asunto vcs estao de parabens!

  14. maria eduarda antunes

    nao achei oque queria mais pelo menos fala sobre a eduacacao beijinhos…

  15. Jasna, achas isto uma bosta porque a tua cabecinha não tem espaço para elevar-te à condição de Ser culto. Continua mergulhada na ignorância e nessa tua vidinha miserável e sem interesse.

  16. Hanna Ashley Tavares Pontes Dantas

    Só tem 20 linhas e algumas não estão completas e é um trabalho da escola de História eu vou ter que pesquisar em outro site também é muito pouco conteúdo!!!!!

  17. Eu ñ gostei nada dessa hitória de rapariga

    • Esse site é de Portugal… Lá rapariga tem um significado diferente do Brasil… Lá quer dizer “moça”, uma mulher jovem… Entende???

  18. uhuuulll tirei 9 no meo trabalho….issso mostra q o site me ajudo ^^
    vlw bjaum

  19. tirei 10 no trabalho de historia valeu!

  20. adoraria ser uma espartana!!

  21. Olha eu gostei, e bem resumido e da para entender, mas deveria ser um poco mais complexo,pois eu estou fazendo um trabalho e a unica coisa que consegui encontrar foi isso, e quando olhei era pouquinho!
    Espero ter ajudado! ;D

  22. Eu tenho mais um comentario, não gostei do site que vcs pegaram esse resumo ;D

  23. eu achei muito interessante porque fala as mulhresde atenas

  24. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  25. a mulher é muito linda!!!

  26. massa esse site…
    eu adoro espartaaaaa e as mulheres espartanas isso sim é q era mulher de verdade era guerreiras

  27. Muito bom muito interessante ameei mee ajudou muiito espero kee eu me caio bem no meu trabalho de historia OBRIGADÂAO
    bjuus

  28. mto lgl! Mas, me ajuda em mais uma coisinha, por que que as mulheres espartanas eram mais livres e respeitadas que as atenienses???

  29. Clara isso é mais uma questão de cultura, política e costume de cada cidade.
    ADOREI MUITO ESSA PÁGINA.

  30. É um site que vai direto ao assunto e de certa forma traz um conteúdo muito enxugado, ou seja uma pesquiwsa feita somente nesse site naum é uma pesquisa ideail para se apresnetar a professores exigentes!!!!!

  31. adoooooooooooooooooorei a foooooooooooooootooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  32. eu amo isso!

  33. As informações são boas,mas faltou algumas coisas. Elas tinham aulas práticas de sexo e deveriam engravidar dos hilotas,antes de se casarem,para provar sua fertilidade. Já que os companheiros só podiam ficar com elas em casa aos 60 anos,elas poderiam ter outros parceiros sexuais. Tinham muito mais autonomia do que as meras atenienses.

  34. eu bem que queria ter uma educação desta

  35. Eu gostei do testo. Ta cervindo p/ minha pesquiza da facudade. eu istudo filosofia e istoria. poxa qui bom qui vô ficano mais intelijente. kkkkkkkk

  36. bom eu achei muito legal, pq mi levou na resposta da pergunta mais dificiu do meu trabalho :)…

  37. valeu vou tirar nota massima

  38. obrigado esparta por mim acha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  39. beeeem interesante eu acho… sei la

  40. mulheres esprtanas sao mulheres guerreiras

  41. Tomara q eu tire 5 no trabalho eu recorrir ao site pq tava ensima da hora kkkkkkkk eu acho q as mulheres atenienses deviam se mudar para esparta kkkkk

  42. vcs sao os burrosssssssss u.uuu b*u*r*r*o*s* u*u

  43. burrosssss cara eu nao aguentooooooooo

  44. meu deussssssssss kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  45. esse site me ajudou mt + continuo odiandooooh essa matéria “História”
    *Bjiiinhooos :-P

  46. Aff’s maior chatooo essa vidah de mulheres espartanas , mas mesmoh assim elas são umas guerreiras

  47. adoreiii, as mulheres de espartas sao mais enteresante do q a de atenas…!****

  48. bem eu não estou fazendo nenhum trabalho estou só pesquisando e achei muito interesante!obrigada.

  49. gostei valeu!

  50. Bem estou só pesquisando eu gostei e espero mais desse site.

  51. olha crianças aceçam a este site entao cuidado com q vc fala

  52. adorei ajudou muito na minha pesquisa da escola

  53. ADOREI AS RESPOSTA PARA O MEU TRABALHO DE HISTORIA

  54. que legal esse ensinamento da mulher em Esparta

Deixar uma resposta

