A Religião em Esparta

A religião ocupou em Esparta um lugar mais importante do que em outras cidades. O grande número de templos e santuários é disso revelador: quarenta e três templos dedicados a divindades, vinte e dois templos de heróis, uma quinzena de estátuas de deuses e quatro altares. A esta lista é necessário juntar os numerosos monumentos funerários, dado que em Esparta os mortos eram enterrados no interior das muralhas, sendo que alguns destes monumentos funcionaram como locais de culto. 

Divindades – As divindades femininas desempenharam em Esparta um papel bastante importante: dos cinquenta templos mencionados por Pausânias, trinta e quatro estão dedicados a deusas. A deusa Atena era a mais adorada de todas. O deus Apolo tinha poucos templos, mas a sua importância era crucial: desempenhava um papel em todas as festas espartanas e o monumento mais importante na Lacónia era o trono de Apolo em Amyclai. Outro traço distintivo era o culto aos heróis da guerra de Tróia. Segundo Anaxágoras Aquiles era aqui adorado como um deus e Esparta tinha dois santuários dedicados a ele. Outras personagens de Tróia honradas por Esparta foram Agamemnon, Cassandra, Clitemnestra, Menelau e Helena. Esparta prestava também culto a Castor e Pólux. A tradição afirmava mesmo que teriam nascido na cidade. A dualidade das personagens faz lembrar a existência de dois reis em Esparta. Vários milagres foram-lhes atribuídos, sobretudo relacionados com a defesa dos exércitos espartanos (representações dos gémeos em ânforas eram levadas para o campo de batalha ao lado dos reis). Por último, Héracles era em Esparta uma espécie de “herói nacional”. Segundo a tradição, o herói teria ajudado Tíndaro a reconquistar o seu trono. O tema dos “Doze Trabalhos” foi largamente explorado pela iconografia espartana. 

Sacrifícios e sinais divinos – Como consequência do exposto, os sacerdotes desempenhavam um papel importante em Esparta. Os dois reis tinham eles próprios um estatuto de sacerdotes: estavam encarregues de realizar os sacrifícios públicos, que eram bastante valorizados, sobretudo em tempos de guerra. Antes da partida de uma expedição militar, efectuava-se um sacrifício a Zeus; no momento em que se passavam as fronteiras realizava-se a Zeus e Atena e antes da batalha a Ares Enyalios. Várias anedotas mostram o respeito dos espartanos pelas festas e sinais divinos, ao ponto de abandonarem o campo de batalha perante augúrios desfavoráveis, como os terremotos.

17 responses to “A Religião em Esparta

  1. bom, mto bom

  2. amnda de lucena paulino

    eu quero que vc me diga como era a RELIGIAO dos espartas

  3. vc é uma burra

  4. você é realmente uma IDIOTA

  5. Eu adorei tirei 100 no trabalho!

  6. tive que mudar algumas palavras ou acrecebtar outras mais a pesquisa me ajudou e muito

  7. vcs deviam ter mais enformações sobre a religião de esparta pois nós estamos perguntando a religião não outra coisa e vcs deviam mudar isto obrigada

  8. UHAUSHAUSHAUHS, eu ri da AMANDA PAULINO. – me ajudou muito com o trabalho, obrigada (:

  9. eu quero saber quais ram a religiões de esparta

  10. elegal estudar tudo sobre a grecia

  11. bom mut bom tirei -10.0 no trabalho vlw
    quero saber pow quais eram as suas reliGIÔes ooowww

  12. Querida amanda de Lucena de Paulino, respondendo sua resposta quanto a religiosidade de sparta.
    Esparta surgiu no IX a.c. (antes de cristo), portanto suas divindades não eram monoteístas (que acreditam em somente um unico Deus) e sim politeístas (que acreditam em mais de um Deus). Os deuses eram adorados em seus templos. Os mais adorados eram divindades femininas. Fazia-se também sacrificios as estes deuses, herança herdada do cristianismo segundo historiadores.
    obs: Há varios tipos de religião, não somente o cristianismo.

  13. é muito bom saber fotos acontecidos na grecia

  14. é muito bom saber sobre a religião de esparta

  15. nossa muito legal aprender sobre a grecia antiga

  16. muito bom mesmo tirei 10.Valeu
    beijos!!!!!!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s