Leónidas, um Herói imortal

last_stand

Quem nunca ouviu a célebre frase de Leónidas em resposta a um espartano, aquando da Batalha das Termópilas, que proferiu a seguinte frase; “As flechas do inimigo serão tão numerosas que irão tapar a luz do Sol”. Leónidas respondeu serenamente; “Tanto melhor, combateremos à sombra!”.

Rei e General de Esparta, Leónidas é famoso pela heróica actuação na Batalha das Termópilas, contra os exercitos de Xerxes, rei da Pérsia. A época em que a invasão persa se deu não era em nada favorável aos gregos. Esparta festejava a Carnéia e no resto da Grécia preparavam-se as Olimpíadas, sendo que ambos os eventos, por tradição, proibiam combates. Leónidas viu-se num grave dilema entre infringir a lei e executar a tão necessária defesa. Por fim, partiu de Esparta com 300 hoplitas, juntando-se a eles pelo caminho outros homens de aldeias vizinhas e aliadas, totalizando algo próximo de 7 mil soldados.

No Desfiladeiro das Termópilas as tropas de Leónidas confrontaram os mais de 200 mil persas, que de início foram rechaçados pelos Gregos. Todavia, devido à traição de Efialtes, um miserável pastor, que subornado por Xerxes guiou os persas por um caminho que contornava as Termópilas, permitindo-lhes abrir nova frente de combate. Sabendo da traição, Leónidas dispensou os aliados, mas permaneceu com os seus 300 espartanos, e aos que ficaram voluntariamente disse: “fiquem aqui comigo, e esta noite jantamos no inferno”, pois a lei espartana não permite retiradas, ou seja, somente se regressa a casa vitorioso ou morto sobre o escudo.

Durante os três dias anteiores os gregos quase sem baixas, eliminaram 20 mil persas, mas depois da traição de Efialtes acabaram cercados pelo exército de Xerxes.

Antes do embate final, Xerxes ordenou a Leónidas: “Entreguem as vossas armas!”, ao que o Rei de Esparta respondeu apenas: “Venham buscá-las”, ultimas palavras do rei antes de suas tropas serem atingidos por uma chuva de flechas e massacradas por todos os lados pelo exército persa. A cabeça de Leónidas foi empalada e seu corpo crucificado. A vingança grega viria algum tempo depois.

A estratégia de Leónidas é lembrada até hoje pela sua simplicidade e brilhantismo. Conhecendo melhor a sua terra do que os invasores estrangeiros, Leónidas aproveitou o terreno para anular a colossal desvantagem numérica e conseguir uma chance considerável de vitória, provando como muitas outras vezes ocorreu na história, que números não vencem batalhas, estratégias vencem batalhas.

Hoje existe um monumento nas Termópilas em homenagem a Leónidas sob o qual está escrita a frase Molon Labe (“Venham buscá-las”), bem como aos 300 espartanos que o acompanharam na batalha e na morte com a frase: “Estrangeiro, vai contar aos espartanos que aqui jazemos, por obediência às suas leis.

16 responses to “Leónidas, um Herói imortal

  1. Amigo, durante minhas pesquisas caí diversas vezes em seu blog. Faço parte de um projeto micronacional que revive a Diarquia de Esparta em diversas faces (social e política, principalmente). Gostaria de te convidar a nos conhecer em http://diarquiaesparta.ning.com. Se gostar, pode se inscrever. Providenciarei para que seja imediatamente recepcionado pelas Sacerdotisas de Héstia. Deixei meu e-mail para caso queira entrar em contato. Será muito bem-vindo entre nós. Cordialmente,
    Mariano de Ágide – esparciata

  2. Amei o site !!!
    Principalmente para fazer pesquisas escolares

  3. Amei o site. Super bacana e interessante. Parabéns!

  4. maria aparecida dos santos

    magnifico, td q diz a respeito de espartanos me emociona pois sao determinados e corajosos

  5. maria aparecida dos santos

    magnifico, emocionante td q diz a respeito a espartanos me comove pela bravura e lealdade

  6. cara..curti o site..apesar da frase ser um ditado grego no q seria ” coma bem esta noite , pois amanha iremos jantar no inferno”

  7. os espartanos são de mais!!

    espartanos nunca se rendem!
    espartanos nunca recuam!!
    espartanos nunca desistem!!

  8. A resposta “As flechas do inimigo serão tão numerosas que irão tapar a luz do Sol” foi dada a Xerxes, e não a um espartano.
    E essa resposta nao foi dada por Leônidas e sim por um de seus generais na ocasião, este general era chamado Dienekes

  9. espartanos nunca se rendem!
    espartanos nunca recuam!!
    espartanos nunca desistem

    foram os maiores guerreiros q ja existiram e que vao existir

    eles tinham uma frase era a principal de Esparta
    “ou volte com seu escudo nao mao, ou volte em cima dele” mais jamais se ajoelhe

  10. gostei muito!!!! essa historia e´´ fascinante!! e´
    impressionante!! tamanha foi a coragem do
    REI LEONIDAS; e tambem de todos os 300
    soldados espartanos!!!!

  11. Eu sou ´fanatico pela história Espartana, e a resposta “Bem então lutaremos na sombra” foi dada a Xerxes no file 300, de verdade lêonidas falou isso a seu escudeiro, ADOREI O SITE, e realmente a história de Lêonidas será lembrada para todo o sempre

  12. Espartanos,gloriosos,exemplares, corajosos,para sempre no coração de seus adoradores,Como eu!!! This is Sparta!!! Leônidas e seus 300 sempre serão lembrados na História!!!

  13. Acho que há aqui alguma confusão relativamente ao último ataque das tropas persas aos Espartanos nas Termópilas. Ao contrário do filme e do livro de Frank Miller Leónidas é dos primeiros espartanos a tombar sob a chuva de flechas persas e Xerxes impressionado pela valentia espartana resolve fazer uma proposta aos espartanos restantes, para que entregassem o corpo do rei morto a Xerxes e ele permitia que eles retirassem, ao que responderam: Venham buscá-lo!

  14. Pingback: Grandes batalhas XXVII: Esparta vs Roma. « A Fênix de Fogo

  15. eu queria ter vivido nesta época onde podiamos ser verdadeiramente homens e não bonecos controlados por leis.

  16. -As flechas do inimigo serão tão numerosas que irão tapar a luz do Sol
    -Tanto melhor, combateremos à sombra!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s